top of page

Breve nota curricular

-----------------------------------------------

20190525_114739a_edited_edited.jpg

Psicólogo, doutorado em Psicologia Cognitiva e licenciado pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com especialidade avançada em Neuropsicologia, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (membro efetivo).

Professor Auxiliar (Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde) no Instituto Universitário Egas Moniz - IUEM

Membro integrado do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz - CiiEM

Psicólogo e Diretor Técnico-pedagógico do Centro de Estudos, Explicações, Formação e Psicologia – PerfeitaMente, desde 2007.

Exercício de Psicologia Clínica/Neuropsicologia Clínica Cognitiva desde 2001 em clínica privada, dessa data até à atualidade no Instituto de Psicologia das Relações Humanas da FPUL, e desde 2013 no Serviço à Comunidade da FPUL nas Unidades de Intervenção de Neuropsicologia Clínica Cognitiva (NCC) das Dificuldades Específicas da Aprendizagem e NCC, do Envelhecimento e das Demências.

Colaboração no projeto de informação online sobre educação ED_ON da Iniciativa Educação.

Colaboração, enquanto investigador, em vários projetos de investigação, relevantes para a atividade clínica, entre eles:

• Estudo Psicolinguístico Longitudinal no âmbito do Plano Nacional de Leitura (da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares) intitulado “Estabelecimento de níveis de referência do desenvolvimento da leitura e da escrita do 1º ao 6º ano de escolaridade”, investigador responsável pela secção de estudo “Escrita e Conhecimento Ortográfico”, de 2008 a 2010;

• “Cognitive consequences of literacy” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo fundo FEDER da Comunidade Europeia (2008 – 2011);

•  “Visual phonology and auditory orthography“, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo fundo FEDER da Comunidade Europeia (2006 – 2009);

•  “Pensamento analítico versus holístico / Analytic versus holistic thinking” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo fundo FEDER da Comunidade Europeia (2010-2013).

•  “Influência da consciência morfológica e do vocabulário nas habilidades de leitura e de escrita em estudantes universitários”. Projecto não financiado, FPUL (2016-presente).

•  Estudos de adaptação e validação do Coin in Hand - Extended Version, versão revista do Coin in Hand Test (Kapur, 1994), numa amostra Portuguesa. Instituições intervenientes: FPUL, Universidade de Granada, Universidade de Harvard (2017-presente).

 

Co-autor de vários artigos científicos, relatórios, capítulos de livros, e de um livro, para além de ter participado (enquanto membro da comissão organizadora e orador) num grande número de conferências e congressos. 

bottom of page